DESTAQUES
Search

O que é: Astronomia

A Astronomia é a Ciência que estuda os corpos celestes, que vão desde planetas a galáxias, e todos os fenômenos com origem fora da nossa atmosfera, como os vários tipos de radiações. Esta envolve o movimento de objetos celestes, a Física e a Química que tudo compõem, a formação e o desenvolvimento de todo o universo.



Originalmente, a Astronomia envolveu apenas a observação e a previsão dos movimentos dos corpos celestes que podiam ser vistos a olho nu. A Astronomia (Ciência) não deve ser confundida com a Astrologia (charlatanice), sistema de crença que afirma que os assuntos humanos estão relacionados com as posições dos corpos celestes no universo. Ambas compartilham a origem em comum.
A seguir à Medicina ‘curativa’, a Astronomia é uma das Ciências mais antigas. Sociedades pré-históricas deixaram marcas ao longo dos tempos, quer fossem monumentos ou simples escrituras em pedra para demarcar eventos ou conhecimentos de acontecimentos que ocorriam esporadicamente ou em ciclos quase perfeitos. O registo mais antigo que se conhece tem cerca de 30 mil anos e dá conta de alguém que marcou com ossos numa gruta aquilo que parecem ser as fases da Lua.

As primeiras grandes civilizações como os Babilônios, os Gregos, os Chineses, os Indianos e os Maias realizaram observações muito detalhadas do céu noturno, apesar da sua escassa tecnologia. A invenção do monóculo por um holandês e o seu desenvolvimento para telescópio por Galileu Galilei permitiu o aparecimento da Astronomia moderna.
Durante os meados do século XX, o campo da Astronomia profissional foi dividida em dois ramos separados – Astronomia observacional e a Astronomia teórica. A primeira está centrada na aquisição de dados a partir da observação dos corpos celestes, analisados através da utilização os princípios básicos da Física e a segunda é encaminhada para o desenvolvimento de modelos analíticos que descrevem os corpos e fenômenos astronômicos em ação. Em conjunto, estas duas áreas complementam-se, procurando dar explicação aos resultados observacionais que servem para confirmar, ou não, os resultados teóricos encontrados.


A Astronomia é uma das poucas ciências onde os astrônomos amadores podem desempenhar um papel ativo na observação e descoberta de vários fenômenos. Estes têm contribuído para muitas e importantes descobertas astronômicas.
Esta Ciência incluiu áreas tão diversas como Astronomia ótica, observacional, estelar, galáctica e extra-galáctica, teórica, de raios X, de raios gama, de infravermelho, de ultravioleta, Uranografia ou Uranometria, Cosmologia, Radioastronomia, Astrometria e mecânica celestial, Navegação astronômica, Planetologia e a elaboração de calendários.
Desde à cerca de 50 anos que a Astronomia planetária tem beneficiado da observação direta através de sondas ou de amostras trazidas pelas missões tripuladas. Essas missões incluem voos com sensores remotos ou veículos de aplanetagem que podem realizar experiências no material da superfície.

A Astronomia e Astrofísica desenvolveram ligações significativas de ação com outros grandes campos científicos: A Arqueoastronomia, a Astrobiologia, a Astroquímica e a Cosmoquímica.



Juca Veloso

Web designer, fã de quadrinhos e amante da ciência.


0 thoughts on “O que é: Astronomia